Por: Irene C. Violante
O yoga é uma prática milenar de autoconhecimento e transformação que envolve a união do corpo, da mente e do espírito. Originário da Índia, possui mais de 5.000 anos de existência. Ele combina posturas físicas (asanas), técnicas de respiração (pranayama), meditação e princípios filosóficos com o objetivo de promover o equilíbrio interior, a paz mental e o bem-estar físico. A palavra “yoga” tem origem na língua sânscrita, idioma falado na antiguidade na região do Nepal e da Índia, e significa unir ou integrar, referindo-se à integração do corpo, mente e espírito. Hoje, o yoga já é difundido em todo o mundo.
O Yoga chegou ao Brasil no final do século XIX, mas sua popularização ocorreu principalmente a partir da década de 1960. A prática tem ganhado adeptos a cada dia. Seus benefícios são reconhecidos tanto pela comunidade científica quanto pelos praticantes. Hoje, o Brasil é um dos países com mais adeptos de yoga no mundo, com milhões de pessoas praticando em estúdios ou mesmo em casa.
O yoga oferece muitos ganhos. As técnicas de respiração e meditação promovem relaxamento, redução do estresse e da ansiedade. A prática regular melhora a mobilidade das articulações e fortalecem os músculos, promovendo o aumento da flexibilidade e da força. O yoga também proporciona a melhora da postura pois trabalha o alinhamento corporal, o que é especialmente benéfico para pessoas que passam muito tempo sentadas. Também treina o foco e a consciência no momento presente, desenvolvendo a atenção plena e, com isso, aumentando a produtividade. Propicia o alívio de dores. Muitas pessoas que sofrem de dores nas costas, pescoço ou articulações relatam melhora significativa após praticar yoga regularmente. E por fim equilibra o estado emocional, ajudando a lidar melhor com os desafios cotidianos.
Estúdios de yoga estão presentes em Itaboraí há algum tempo e a cada dia vem conquistando cada vez mais adeptos que desejam um estilo de vida mais saudável. Um desses estúdios é administrado por Alessandra Boy dos Santos, professora de Yoga na cidade de Itaboraí há 12 anos. Ela conta que a sua admiração pela prática se iniciou em 2012, quando cursava a faculdade. A rotina intensa da universidade fez a desenvolver um quadro de ansiedade. Ela procurava por métodos alternativos para auxiliá-la nesta fase ao invés de recorrer pelo tratamento convencional a base de medicamentos. Foi quando seu amigo Jaya Dantas, instrutor de yoga, a convidou para conhecer e participar de alguns treinos. Ela topou; encarou o desafio de sair de Itaboraí e treinar na Barra da Tijuca duas vezes por semana.

Alessandra conta que ficou encantada com os movimentos e com os exercícios de respiração. Através dos treinos, ela desenvolveu o autoconhecimento, o controle da respiração e o domínio da ansiedade. A identificação com o yoga foi tão grande que ela sentiu vontade de compartilhar com as pessoas os benefícios alcançados de forma tão eficaz quando estava em um dos momentos mais delicado de sua vida. Assim, ela criou um estúdio na cidade e passou a oferecer aulas de yoga. Hoje, além de Itaboraí, tem um estúdio também em Rio Bonito. Seu público é formado majoritariamente por mulheres que estão na busca por uma saúde melhor, mas homens e crianças também marcam presença nas aulas.
O excesso de preocupações, o medo das coisas saírem de controle, a dificuldade para esquecer acontecimentos perturbadores, o excesso de estresse e os ataques de pânico contribuem para formar quadros de crise da ansiedade, uma queixa comum entre alunos. Muitos também têm dificuldade para respirar corretamente. Durante as aulas, a cada exercício, postura e respiração são trabalhados para que se obtenha uma melhora do estado físico e mental.
De acordo com a Alessandra, não há uma idade específica para começar a praticar yoga. Alguns professores recomendam iniciar após os 10 anos de idade. Existem programas específicos para crianças, idosos e gestantes, mas, no entanto, é recomendável que pessoas deste grupo ou pessoas que possuam alguma limitação de saúde procurem orientação médica antes de iniciar.
O yoga é um caminho para a autodescoberta, para o equilíbrio emocional e para o fortalecimento da saúde. Se você ainda não experimentou, o yoga pode ser a chave para uma vida mais saudável e equilibrada, oferecendo uma abordagem holística para lidar com o estresse da vida moderna. Alessandra deixa uma mensagem para os leitores: busquem se conhecer. Através do autoconhecimento identificamos nossos talentos e limitações. Observem os sinais que seu corpo dá. O yoga é um remédio para muitos problemas físicos e mentais. Não espere a mente e o corpo gritarem para, então, você correr e cuidar da sua saúde.
