Neste domingo, 6, a população de Itaboraí escolheu o prefeito e os vereadores que irão representar os moradores da cidade pelos próximos quatro anos. Os eleitores foram às urnas para definir os nomes que ocuparão as cadeiras da Câmara Municipal. Para prefeito, foi reeleito Marcelo Delaroli (PL), com 93,79% dos votos.
Para ocupar as 11 cadeiras de vereador, a população escolheu:
- João Delaroli (PL) – 10.487 votos
- Orlando Pit (Reeleito, PL) – 4.968 votos
- Rogério Filgueiras (Reeleito, PP) – 4.433 votos
- Alexandre do Coqueiro (Reeleito, PL) – 4.335 votos
- Bruno de Elber (SOLIDARIEDADE) – 4.096 votos
- Paulo Ney (PT) – 4.092 votos
- Cesar Moreira (Reeleito, UNIÃO) – 3.754 votos
- Marcos Araujo (PL) – 3.644 votos
- Fabão (PP) – 3.338 votos
- Rafael Vitorino (Reeleito, SOLIDARIEDADE) – 2.870 votos
- Marquinho Orelha (Reeleito, UNIÃO) – 2.767 votos
A eleição em Itaboraí teve 135.601 votos totais, com 126.289 votos válidos, 4.604 nulos e 4.703 votos em branco.
Como são definidos os eleitos para as câmaras municipais
A definição dos candidatos eleitos para as câmaras municipais é baseada em dois quocientes: o quociente eleitoral e o quociente partidário. Por isso, nem sempre o candidato mais votado é quem garante a vaga.
- Quociente eleitoral: Calculado pela divisão do total de votos válidos (excluídos os brancos e nulos) pelo número de vagas na Câmara.
- Quociente partidário: É a divisão do quociente eleitoral pelos votos válidos obtidos pelo partido ou federação. O resultado define o número de cadeiras que o partido ou federação terá direito, as quais serão preenchidas pelos candidatos mais votados que tenham obtido, no mínimo, 10% do quociente eleitoral.
Caso não sejam preenchidas todas as cadeiras nessa primeira fase, entram na disputa os partidos que atingiram 80% do quociente eleitoral. Poderão receber as cadeiras os candidatos que individualmente obtiverem 20% do quociente eleitoral. Se ainda sobrarem vagas, elas serão distribuídas entre todos os partidos, de acordo com a média de votos.
Fonte: TSE