spot_img

Leia a nossa última edição

Educando Gerações: Colégio Estadual Visconde de Itaboraí completa 86 Anos

O Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (CEVI) completa 86 anos em 13/06 e, desde sua fundação em 1938, tem sido uma instituição que contribui para a educação. Seu nome é uma homenagem ao itaboraiense Joaquim José Rodrigues Torres, o Visconde de Itaboraí, uma figura da política imperial do século XIX.

Para atender à crescente demanda educacional da região, a unidade escolar ao longo do tempo foi se expandindo, tornando-se a primeira escola pública a oferecer o ensino médio na cidade, desencadeando um aumento significativo na procura por matrículas. Com esse crescimento, para que a unidade conseguisse atender à população não apenas do município, mas também de fora dele, já que a unidade atende alunos de São Gonçalo, Rio Bonito, Niterói, entre outros, foi necessário a expansão da estrutura física da escola, anexando o CIEP 254 à escola, transformando o CEVI no maior complexo educacional da cidade e um dos maiores do estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o CEVI oferece Ensino Fundamental II (sexto ao nono ano) no turno da tarde, Ensino Médio Formação Geral, nos turnos da manhã, tarde e noite. Nova Educação de Jovens e Adultos, NEJA em nível Médio para alunos acima de 18 anos no noturno, Formação de Professores nível Técnico Médio Integral. Através do Programa Aprendendo a Aprender, a unidade oferece a oportunidade para os alunos que estão atrasados em relação à série que deveriam estar, fazerem supletivo em dois anos, o que seria feito em quatro anos, através de módulos nos turnos da manhã e tarde.

O CEVI atende aproximadamente dois mil e quatrocentos alunos, tendo chegado a atender, aproximadamente, quatro mil alunos.

Segundo a diretora da unidade, Cristiane Maria Pinto de Souza, a escola está pronta para receber alunos com deficiência (PCDs). As salas de aula são equipadas com ar-condicionado, porém não estão funcionando, pois, segundo a direção da unidade escolar, estão aguardando a colocação de um transformador, para o qual já foi feita a solicitação à empresa Enel há aproximadamente dois anos.

A qualidade do corpo docente é um dos pilares do sucesso do CEVI, que é classificado com a nota A, a mais alta classificação possível, e conta com uma equipe de quatro diretores: a diretora geral, Cristiane Maria Pinto de Souza, de 52 anos, e os diretores adjuntos Marcelo de Souza Paula, de 52 anos, Marcos Marcelino Costa de Barros, de 57 anos, e Carlos Eduardo Souza Carvalho, de 51 anos.

Para a diretora Cristiane, o diferencial da escola reside na excelência na formação de professores e na união entre os membros da equipe, que trabalham em conjunto em prol da educação dos alunos.

As lembranças afetivas do CEVI fazem parte das memórias da ex-aluna Zelinda Menezes Costa, de 87 anos, que frequentou a escola no final da década de 40 e início da década de 50.

Para Zelinda, o colégio representou um lugar de alegria e aprendizado, onde as brincadeiras e o convívio com professores, diretores e amigos deixaram memórias duradouras.

“Gostava muito de brincar de pular corda, brincar de contar histórias, declamar, fazer versinhos e comer a minha merenda com meus amigos. Lembro bem da minha relação de respeito e carinho com a diretora Laura Cid, com os professores Odir Barros, Antônio, Cecilia Augusta, e Olga, que chamávamos carinhosamente de Olguinha, entre outros na época, tanto do primário quanto do ginásio. Meus amigos também lembro com muito carinho, da Yara, Adir, Jadir, Silas, Elma, Rosária, Melinda, Nelma, Jair Soares e muitos outros,” relembra Zelinda.

Além de oferecer um currículo acadêmico sólido, o CEVI destaca-se por seus diversos projetos educacionais, sendo eles: Profissi&ações, CEVI vai à universidade, Projeto Cultural ExpoEja, Semana Pedagógica do curso Formação de Professores, Projeto Reforço Escolar para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Feira de Matemática, Feira de Linguagens, Banda CEVI, Robótica, História do CEVI, História de Itaboraí para estudantes, Ser Mulher, Ser Coragem e parcerias com o Parque Paleontológico e com o IFF, através de bolsas para os estudantes da escola atuarem em iniciativas desenvolvidas por esses projetos. Esses projetos visam enriquecer a experiência educacional dos alunos e prepará-los para diversos desafios.

O Colégio Estadual Visconde de Itaboraí continua sendo uma referência em educação na região, mantendo-se firme em sua missão de promover uma educação pública de qualidade e formar cidadãos conscientes e capacitados para enfrentar os desafios do século XXI. São 86 anos em Itaboraí, sendo resistência e referência na defesa da educação pública de qualidade.

A unidade escolar fica localizada na Rua Dr. Macedo, 334, no Centro de Itaboraí.

Entramos em contato com a Enel para saber o motivo da demora na colocação dos transformadores, a fim de que os aparelhos de ar-condicionado possam ser ligados, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos respostas.

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS