Escrito por: Irene Graciete Cezario Violante
O ballet é uma forma de dança originada na Itália no século XV, durante o Renascimento Italiano. Caracterizado pela graça, precisão e disciplina dos movimentos, o ballet é uma das apresentações mais reverenciadas em todo o mundo. Com sua combinação única de música, coreografia e performance, o ballet transcende fronteiras, inspirando e cativando admiradores há várias gerações. Apresentações de ballet tornaram-se parte integrante do cotidiano da alta nobreza, frequentemente sendo realizadas em ocasiões especiais, como casamentos, coroações e outras cerimônias importantes, durante o período renascentista. Um momento histórico notável em que o ballet esteve presente foi durante o casamento do Duque Galeazzo de Milão com Isabella d’Este, em 1489.
No Brasil, o ballet começou a ganhar destaque durante o século XIX e se popularizou após a chegada da Companhia de Dança Eugenia Feodorova, na primeira metade do século XX. Atualmente, o Brasil possui uma vibrante cena de ballet, com companhias, escolas de dança e uma comunidade de bailarinos talentosos.
A cidade de Itaboraí também não fica para trás, abrigando estúdios e companhias desta bela e complexa dança. Um destes estúdios é o Espaço de Dança Muniz Menezes, fundado em 2010 e administrado pelas irmãs Valessa Menezes, de 32 anos, e Thaiany Menezes, de 30 anos, que também são professoras. A equipe já se apresentou em outras cidades e estados do Brasil, obtendo premiações no Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, considerado um dos maiores festivais de dança do mundo. Além disso, alunas do estúdio se destacaram internacionalmente.
A prática do ballet demanda a superação de diversos desafios. A dança requer força, flexibilidade, resistência e controle corporal. Para se atingir um nível profissional, o praticante precisa se dedicar para dominar os movimentos. A competição é acirrada, e os bailarinos enfrentam uma concorrência intensa por papéis em produções, bolsas de estudo e contratos de trabalho. Lesões associadas à prática não são incomuns, e algumas pessoas podem sentir desconforto na região pélvica e dores nos movimentos das pernas. Apesar desses desafios, muitos bailarinos são motivados pela arte da dança e pela gratificação que ela traz, superando obstáculos para alcançar seus objetivos e realizar seu potencial no mundo do ballet.
O ballet oferece muitos benefícios, incluindo o aperfeiçoamento da postura e da coordenação, o desenvolvimento da força e da flexibilidade, o aprimoramento da concentração e do foco, o aumento do bem-estar emocional e a melhoria da socialização, entre outros. Quando iniciado na primeira infância, os benefícios adquiridos tendem a ser mantidos ao longo da vida.
Embora muitos bailarinos comecem a treinar desde cedo, não há uma idade específica para iniciar a prática do ballet. Pessoas de todas as idades podem se envolver, desde que estejam dispostas a dedicar tempo e esforço ao treinamento. Com dedicação e consistência, é possível progredir na expressão artística. Além disso, a participação de pessoas com deficiências físicas ou neurodivergentes é incentivada, demonstrando que a dança é uma arte acessível a todos, independentemente de suas necessidades de suporte. Promover a inclusão e a diversidade dentro da comunidade de dança enriquece-a com uma variedade de experiências.
Para os talentos que não possuem condições de arcar com as despesas das aulas, bolsas parciais ou integrais podem ser obtidas mediante análise de desempenho. O Espaço de Dança Muniz Menezes está localizado na Rua Miguel da Silva, 46, Rio Várzea em Itaboraí.

