spot_img

Leia a nossa última edição

Nicolle Alves Monteiro: uma jornada de poesia e inspiração

Desde pouca idade, Nicolle Alves Monteiro, de 15 anos, ‘mergulhou de cabeça’ no mundo da literatura. Influenciada por sua mãe, Katiuscia Alves Monteiro, que a incentivava contando histórias e participando de apresentações teatrais na escola, Nicolle encontrou sua paixão pelas palavras e pela arte de contar histórias.

Aos 9 anos, Nicolle deu os primeiros passos como escritora, iniciando-se na criação de poemas autorais. Seu talento foi rapidamente reconhecido quando sua professora do clube de leitura elogiou seu primeiro poema, intitulado “Empatia”, incentivando-a a explorar ainda mais sua habilidade. Logo, Nicolle começou a participar de eventos literários, como saraus, em diversas cidades, incluindo São Gonçalo, Niterói e Maricá.

Em 2021, no dia de seu aniversário, Nicolle enfrentou uma grave crise asmática devido a uma infecção bacteriana em seu pulmão, que a deixou hospitalizada por vários dias, incluindo 19 dias sob ventilação mecânica. Durante esse período desafiador, encontrou conforto nas páginas do livro “Luna, A Flor de Agosto”, da escritora Getulia Marins. Uma passagem do livro, “E aí, vocês vão ficar aí! Olha o sol lindo que está fazendo lá fora!”, trouxe-lhe esperança e a inspirou a lutar.

Movida por essa experiência, a jovem escritora utilizou sua escrita para inspirar outros jovens a refletirem e a escreverem suas próprias histórias. Foi assim que nasceu seu livro “Nas Asas da Literatura”. O lançamento de seu livro na Bienal do Livro Rio 2023 e sua participação na FLIM em Maricá renderam-lhe reconhecimento, incluindo o prêmio Nevado de Oro na Argentina.

Ao longo de sua jornada literária, Nicolle contou com o apoio e incentivo de seus professores, que a encorajaram a seguir adiante. Ela expressa sua profunda gratidão à escritora Getulia Marins, que a acolheu generosamente e a apelidou de “Menina Poesia”, quando Nicolle tinha 12 anos.

Nicolle tem mais de duzentos poemas autorais, dentre eles infantis, e dedica parte de seu tempo visitando escolas, compartilhando sua trajetória e incentivando outros jovens a sonharem alto. Com entusiasmo, ela proclama: “Viva a literatura! Viva a escola pública! Viva os escritores de Itaboraí!”.

A jovem escritora, Nicolle Alves Monteiro de Itaboraí, segue inspirando e encantando com seu amor pela literatura e sua determinação em fazer a diferença no mundo através das palavras.

Foto: divulgação

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS