Dois corações apaixonados pelos animais, a professora Carla Fabiana Alves, de 42 anos, e o microempresário Jailson Ferreira Contardi, de 38 anos, uniram suas forças para transformar a vida de centenas de animais em Itaboraí.
Em outubro de 2022, nasceu o Projeto Vilanimal Protetores do Bem, uma iniciativa movida pelo amor e respeito aos animais.
A trajetória do Vilanimal iniciou de forma desafiadora, assumindo os cuidados de um grupo de 117 animais em um espaço providenciado por outra ONG. Quando a responsável pela ONG não continuou com o projeto, Carla e Jailson não hesitaram em lutar pelos direitos dos sem voz, fundando a Vilanimal Protetores do Bem. Desde então, o projeto tem sido a esperança para os animais desamparados.

O cuidado dedicado aos animais não seria possível sem a ajuda de voluntários. Nomes como Marlene de 72 anos, que não mede esforços na dedicação aos animais, Cláudia, Mariana, Mayara, Giselle, Jair e a parceria com a Pés e Patas têm sido fundamentais para garantir que os animais recebam os cuidados necessários.
No entanto, os desafios são constantes. A falta de recursos financeiros torna a tarefa de manter os animais uma batalha diária, principalmente o resgate, que tem sido escasso, já que o custo para os manter no espaço é alto. A Vilanimal não recebe ajuda governamental, contando exclusivamente com doações. As dívidas com clínicas veterinárias e medicamentos são uma realidade constante, e manter a alimentação também é um desafio.
O amor, compromisso e dedicação de Carla, Jailson e dos voluntários são o que mantêm o projeto em funcionamento, apesar das dificuldades. O desejo de proporcionar uma vida melhor para os animais desamparados supera os obstáculos.


A dedicação de Carla com os animais existe desde sempre. Quando era criança, com a ajuda de sua mãe, que hoje é voluntária da Vilanimal, a professora pegava os animais que viviam nas ruas, castrava, recuperava e devolvia às ruas, tudo isso com muitas dificuldades, pois os custos são altos e saíam do bolso da família. Já Jailson, também incentivado pelos pais sempre teve animais. Aqueles animais em estado de vulnerabilidade chamavam mais ainda a atenção de Jailson, que por causa disso se envolveu em projetos sociais pela causa animal.
Quando a nossa equipe chegou no espaço, Carla estava chegando com um cachorro que tinha sido devolvido. O desafio para que esses animais sejam doados é grande, casos de devolução não são raros, o que dificulta ainda mais o trabalho dos protetores dos animais.
Carla compartilha seu maior sonho para ajudar os animais.
“Meu maior sonho é conseguir que o poder público ofereça dentro das escolas um trabalho de conscientização sobre a importância de castrar os animais domésticos como cães e gatos. Sonho que nossa cidade tenha um centro de castração gratuita e atendimento veterinário a todos os cães de rua e as famílias de baixa renda. Sei que é impossível resgatar todos, mas se conseguíssemos distribuir pontos de alimentação, com água e comida, castração gratuita e casa de acolhimento para recuperar das castrações e realizar feiras de adoção para buscar lares para esses animais, mudaríamos o destino de muitos peludinhos”.
Carla já buscou ajuda do governo municipal em Itaboraí, mas não foi atendida, nem recebida por algum representante que pudesse ouvir suas demandas.
A Vilanimal, além de cachorros, cuida também de gatos e já ajudou um cavalo ferido que vagava pelo centro de Itaboraí, mas a maioria dos animais mantidos no espaço são cachorros.
No espaço, há animais idosos, doentes, com deficiências físicas que aguardam por um lar. Entre eles, Trio docura, Maia, Madona, Pudin, Dora, Vitório e muitos outros, esperam por uma família que os acolha, embora muitas vezes suas características não se encaixem nos padrões idealizados pelos tutores, o que dificulta que esses animais recebam um novo lar.
Os animais resgatados pela ONG Vilanimal Protetores do Bem são alimentados, recuperados, castrados, vacinados e quando estão aptos, vão para adoção. A ONG evita divulgar o endereço do espaço, já que a população costuma abandonar os animais na porta dos espaços que cuidam de animais.
Se você deseja conhecer o trabalho do projeto, siga a Vilanimal Protetores do Bem nas redes sociais @vilanimalprotetoresdobem e contribua com doações de qualquer tipo, desde alimentos, medicamentos, vassoura para limpeza dos canis até qualquer ajuda financeira, através do PIX que é o CNPJ da ONG:
CNPJ: 52575287000181 VILANIMAL PROTETORES DO BEM



