Escrito por Irene C. Violante
Com uma ampla variedade de espécies, esses animais marinhos desempenham papéis cruciais nos ecossistemas costeiros, contribuindo para a manutenção do equilíbrio biológico. Eles atuam como agentes de reciclagem de nutrientes, pois consomem matéria orgânica em decomposição. Além disso, os caranguejos, através da escavação com suas patas, contribuem para a oxigenação do solo em áreas lodosas e arenosas.
No cenário econômico, a captura e comercialização de caranguejos desempenham um papel importante como fonte de renda para muitas famílias. Em Itaboraí, o manguezal de Itambi é o principal ponto de captura desses animais.
O caranguejo é uma boa fonte de proteína magra, possui baixo teor calórico, contendo vitamina B12 e os minerais selênio e zinco. Para poder experimentar este prato leve e saudável, fomos atrás de uma casa especializada e conhecemos o Rancho do Caranguejo, administrado por Adilson Ribeiro Gonçalves, de 52 anos, conhecido como “Bigode do Caranguejo de Itambi”. Seu espaço, existente há 15 anos, serve e vende caranguejos de variadas formas e recebe pessoas de diversas localidades. Segundo Bigode, um dos cardápios mais requisitados pelos clientes é o caranguejo ao molho, extraído da própria cidade.
A cliente Clemência de Andrade, 35 anos, conta que frequenta o espaço quando não está a fim de ir à cozinha. Moradora desde criança, ela comparece regularmente ao Rancho do Caranguejo junto com a família para saborear os pratos. Ela considera o local familiar e aconchegante, com funcionários atenciosos. Como não gosta muito de movimento, prefere os horários de menor movimento para fazer sua refeição.
O caranguejo também faz parte das comemorações. O proprietário afirma que no mês de janeiro costuma fazer uma doação de 1500 caranguejos para festejar com os convidados. No entanto, o proprietário também faz uma crítica. Segundo Bigode, as condições dos mangues na cidade são favoráveis para reprodução e consumo, pois há pouca poluição. Ele questiona a prefeitura sobre a desativação do posto de pesca existente no passado.
Todos os leitores estão convidados a conhecer essa comida saudável e leve que é o caranguejo, relata o proprietário. O Rancho do Caranguejo está localizado na rua Serafim de Carvalho, atrás do posto campeão Itambi, e recebe os clientes de sexta a domingo, das 11h às 20h.
