Texto de Irene Graciete Cezario Violante
As feiras de artesanatos promovem um ambiente onde a criatividade e a habilidade dos artistas se unem para oferecer uma ampla variedade de produtos que vão desde joias e roupas até decorações para casa, objetos de arte e muito mais. Trata-se de um espaço, no Porto das Caixas, em Itaboraí, onde artesãos exibem e vendem suas criações singulares e exclusivas. Seu ambiente é caracterizado por uma atmosfera acolhedora e autêntica, onde os visitantes podem, não apenas adquirir itens únicos, mas também se conectar diretamente com os criadores por trás das obras. Além de proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes, elas possuem grande importância cultural e econômica.
A famosa Feira de Artesanatos, que teve início há quase seis anos, desperta cada vez mais uma maior atenção e disponibiliza oportunidades à diversos artesãos e microempresários. Seus trabalhadores advêm de diversas regiões, o que resulta em um conjunto heterogêneo e diversificado onde cada artesão transmite um estilo singular. Os empreendedores da feira formam uma comunidade solidária onde um ajuda o outro. Se, por exemplo, alguém precisa se ausentar do espaço, os vizinhos da barraca assumem a guarda da mesma. Se um comprador procura por um item e não encontra, o artesão sempre indica a barraca que pode encontrar.
A artesã Alexsandra Cezário, de 43 anos, que morou na cidade há um ano e meio, participava da feira como expositora e expressava seu lado artístico em obras como conjuntos para banheiro, tapetes, luvas e máscaras. Ela nos conta que teve dificuldade em continuar com o trabalho devido a escala de revezamento requerida pela organização da feira, onde quase sempre não estava disponível nos dias concedidos para participação.
Amanda Amaral Jovito, de 37 anos, moradora de Porto das Caixas, é artista e também coordenadora da feira desde o início do projeto. Ela tem um olhar positivo sobre o planejamento. A padronização das cores e o arranjo das barracas, aliado ao fato de cada artista ter a sua própria barraca, são pontos fortes, segundo ela. Suas artes incluem artesanatos em tecidos, bordado, pinturas, crochê e costuras criativas, entre outras.
Uma queixa levantada pelos empreendedores da feira é com respeito ao seu período de funcionamento. Eles argumentam que as atividades poderiam ocorrer diariamente pois muitos visitantes que transitam pela cidade exclusivamente durante a semana gostariam de conhecer e adquirir as peças do artesanato local.
Atualmente, a feira acontece na Avenida Nossa Senhora da Conceição, centro de Porto das Caixas em Itaboraí. A feira é aberta ao público somente aos domingos das 7h às 13h, sendo estendido o horário até as 16h quando há comemoração de festas religiosas na cidade.
A produção entrou em contato com o setor de comunicação da Prefeitura de Itaboraí para questionar sobre esta reivindicação, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.
