spot_img

Leia a nossa última edição

Deputada estadual Zeidan, defensora dos direitos das mulheres, manifesta preocupação com a população de Itaboraí

Você conhece a deputada estadual Zeidan? Uma parlamentar mulher de origens nordestinas, psicóloga, jornalista, mas é como parlamentar que ela tem se destacado, principalmente como uma defensora dos direitos das mulheres no estado do Rio de Janeiro.

Uma das contribuições da deputada Zeidan é a Lei 9.644/22, que autoriza o Estado do Rio a estabelecer um Observatório do Feminicídio. Essa lei tem um objetivo crucial de coletar e analisar dados relacionados a esse tipo de crime. O Observatório visa a integração entre os órgãos de denúncia, investigação e justiça, além de criar novas medidas protetivas para mulheres que enfrentam tentativas de feminicídio.

Outra lei fundamental é a Lei 7.757/16, que garante às mulheres vítimas de violência doméstica, tráfico de pessoas e exploração sexual a prioridade nos programas habitacionais do Estado do Rio. Isso é um passo importante na busca por dar às vítimas a oportunidade de recomeçar suas vidas longe do ciclo de violência.

A deputada Zeidan também é autora da Lei 9.235/21, que estabelece diretrizes para o atendimento de mulheres em situação de violência no Rio de Janeiro. Esse programa prevê atendimento prioritário em serviços médicos, psicológicos, jurídicos e de assistência social, tanto em órgãos públicos quanto em instituições privadas. Além disso, a lei incentiva campanhas contra a violência doméstica e familiar, divulgação da Lei Maria da Penha e apoio à pesquisa acadêmica para aprimorar a análise de dados sobre violência contra a mulher.

Mas a atuação da deputada Zeidan não se limita a essas leis. Ela também é relatora da CPI do feminicídio na ALERJ, onde elaborou 126 recomendações para os poderes executivo, judiciário e legislativo, buscando soluções eficazes para o problema do feminicídio no estado.

Em um de seus encontros voltados para mulheres em Itaboraí, Zeidan destacou uma estatística alarmante, cerca de um terço da população feminina na cidade é analfabeta. A parlamentar mostra que está sempre antenada com os acontecimentos da cidade e busca soluções para resoluções dos problemas da região. Zeidan, solicitou a criação de um Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM) na 71ª Delegacia de Polícia, situada no município de Itaboraí, evidenciando sua preocupação com a cidade e o bem-estar das mulheres da região.

A deputada Zeidan nos lembra da importância de conhecer as leis e os projetos de lei dos parlamentares de nosso estado. A política é uma força que molda nossas vidas diariamente, influenciando diretamente nossa qualidade de vida e nosso futuro. Se politizar é entender que a política vai além de apertar botões nas urnas, ela tem o poder de efetivamente transformar a vida da população.

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS